Tuesday, October 17, 2006

Canto Gregoriano: Os Monges Beneditinos do Mosteiro de Santo Domingo de Silos


Ordem de São Bento

A Ordem de São Bento ou Ordem Beneditina (Latim: Ordo Sancti Benedicti ), sigla OSB) é uma ordem religiosa monacal católica, que se baseia na observância dos preceitos destinados a regular a convivência comunitária, composta no século VI por Bento de Núrsia: a Regula Beneticti. A ordem não foi, porém, fundada por este santo, tendo antes nascido da reunião de vários mosteiros que professavam a sua regra, muito após a sua morte. Os monges desta ordem são conhecidos como beneditinos. (Fonte da imagem: wikipédia)

Canto Gregoriano
O Canto Gregoriano é um tipo de música vocal monódica (só uma melodia), não acompanhada, utilizada pelo ritual da liturgia católica romana, uma das quatro formas do cantochão.


As suas características próprias foram herdadas dos salmos judaicos, assim como dos modos (ou escalas, mais modernamente) gregos, que no século VI foram seleccionados e adaptados por Gregório Magno para serem utilizados nas celebrações religiosas da Igreja Católica.

Somente este tipo de prática musical podia ser utilizada na liturgia ou outros ofícios católicos. Só nos finais da Idade Média é que a polifonia (harmonia obtida com mais de uma linha melódica) começa a ser introduzida nos ofícios da cristandade de então, e a coexistir com a prática do canto gregoriano. (Fonte da ilustração: wikipédia)

A importância do texto
Desde seu surgimento que a música cristã foi uma oração cantada, que devia realizar-se não de forma puramente material, mas com devoção ou, como dizia Paulo (Apóstolo): "cantando a Deus em vosso coração". O texto era, pois, a razão de ser do Canto Gregoriano. Na verdade, o canto do texto se baseia no princípio - segundo Santo Agostinho - de que "quem canta ora duas vezes".

O canto Gregoriano jamais poderá ser entendido sem o texto, o qual tem primazia sobre a melodia, e é quem dá sentido a esta. Por isso, ao interpretá-lo, os cantores devem haver compreendido bem o sentido dele. Em conseqüência, deve-se evitar qualquer impostação de voz de tipo operístico, em que se busca o destaque do intérprete.

Deste canto procedem os modos gregorianos, que dão base à música ocidental. Deles vêm os modos maior e menor, e outros cinco, menos conhecidos.






Para escutar uma partitura de canto gregoriano, clicar sobre o icone. (Fonte: Mosteiro de Santo Domingo de Silos).

Verbum Caro Factum Est

No comments: